Coronavírus

Cruz Vermelha Portuguesa inaugura novo posto fixo para testes à covid-19

João Venda

João Venda

Repórter de Imagem

Tomás Pires

Tomás Pires

Editor de Imagem

Parceria com o Instituto de Medicina Molecular vai permitir aumentar a capacidade de testagem em até 3.500 testes diários.

Especial Coronavírus

O novo posto fixo de testes à covid-19 está a funcionar no exterior do Lar Militar da Cruz Vermelha Portuguesa. O agendamento é feito por telefone, através do número 1415, ou online, em www.cruzvermelha.pt.

As amostras recolhidas são, depois, analisadas no novo centro de diagnóstico do Instituto de Medicina Molecular, que foi financiado com o apoio da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins. O resultado é conhecido em cerca de 24 horas.

Neste momento, há capacidade para fazer até 3.500 colheitas e análises por dia. Se for preciso, esse número poderá aumentar.

"É uma questão de mudarmos as equipas em permanência. Temos 30 socorristas, incluindo médico e enfermeiras, que podem dar lugar a outros turnos. E nós estamos a trabalhar no sentido de poder, se necessário, oferecer serviços iguais 24 horas sobre 24 horas, 7 dias na semana e durante os dias que forem necessários."