Coronavírus

Covid-19 em Portugal. "Se não começarmos já a ter cautelas, situação será muito complicada para a semana"

Pneumologista Raquel Duarte esteve na Edição da Tarde da SIC Notícias.

Loading...

A pneumologista Raquel Duarte alertou que é necessário um "travão muito sério na pandemia", prevendo um cenário complicado se isso não acontecer. Por isso, apelou a medidas restritivas no comportamento social e familiar.

"Se pretendermos pôr um travão no crescimento desta curva, a única forma é nós cortarmos a nossa cadeia de transmissão, a forma como socializamos com os nossos amigos, no local de trabalho, com os nossos colegas de trabalho, com os nossos familiares", disse a pneumologista.

Raquel Duarte lembrou ainda que nas últimas semanas surgiram surtos em casamentos, batizados e festas, onde as pessoas "de forma errada" associam a família distante "à bolha social que devia ser pequena, de 4 ou 5 pessoas". "Se não começarmos já a ter cautelas necessárias, vamos ter uma situaçao muito complicada para a semana", afirmou.

Na Edição da Tarde da SIC Notícias, defendeu que vai acontecer em Portugal o que está a acontecer noutros países europeus, se a pandemia não fôr controlada.

"Se não cumprirmos as orientações da DGS que toda a gente conhece mas que insiste em não cumprir, temos à nossa frente uma visão muito clara do que nos vai acontecer", afirmou. E realçou que Portugal tem a vantagem, tal como na primeira vaga, de poder aprender com os exemplos dos outros países.

Raquel Duarte defendeu também que "fechar toda a gente em casa" seria "nefasto" para a economia portuguesa.

Veja também: