Coronavírus

Covid-19. "Não há medida que funcione se não for percebida pela comunidade"

Entrevista SIC Notícias

Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto na Edição da Tarde.

Especial Coronavírus

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro Costa Pereira, defendeu que a evolução da pandemia em Portugal vai depender do comportamento individual de cada um.

"Se os portugueses perceberem bem o que é que causa esta transmissão, que é tipicamente por via aérea, se perceberem bem que têm que evitar ambientes fechados ou pouco ventilados ou quando não possam evitar esses ambientes têm necessariamente que usar máscaras de proteção individual, podemos vir a achatar rapidamente essa curva", afirmou.

Na Edição da Tarde, o epidemiologista disse ainda que é fundamental as pessoas estarem bem informadas e apelou a uma comunicação "credível, simples e eficaz" das autoridades de saúde à população.

"As pessoas têm de perceber o que está em jogo. O que está em jogo é uma doença que se transmite sobretudo através da respiração", explicou.

O especialista lembrou ainda que a pandemia deixou "há muito tempo" de ser de transmissão individual para ser "uma doença de transmissão coletiva.

Veja também: