A diretora-geral da Saúde disse esta segunda-feira que se mantém "uma tendência epidémica crescente" e que a taxa de incidência a 14 dias é de 760 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, sendo a região Norte a mais afetada.
Na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, Graça Freitas avançou que a taxa de incidência cumulativa a 14 dias é, atualmente, de 760 casos por 100 mil habitantes, o que coloca Portugal em décimo lugar na lista de países europeus.
Considera-se que um concelho tem um risco elevado de transmissão da covid-19 quando tem mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, um critério geral definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
Graça Freitas sublinhou também que o número de testes de diagnóstico à covid-19 tem aumentado desde o inicio da pandemia, em março. Segundo a diretora-geral da Saúde, Portugal atingiu a 14 de novembro, quatro milhões de testes, um milhão dos quais realizados no ultimo mês.
- Como será escolhida a vacina contra a covid-19? A DGS explica
- Vida pode regressar ao normal no inverno de 2021, diz criador de vacina contra a Covid-19
- Primeiro-ministro quer aumentar número de camas de cuidados intensivos até março
- BI SINAVE, uma plataforma mais avançada de vigilância da Covid-19 em Portugal