Em entrevista à SIC Notícias, Hélder Mota Filipe explica que há um conjunto de informações que ainda é preciso adquirir sobre as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna e que os resultados sobre a sua eficácia são apenas preliminares, considerando que “ainda estamos longe” dos resultados finais.
Para além de defender que é necessário envolver mais pessoas nos ensaios clínicos, diz que é fundamental perceber mais sobre o efeito destas vacinas nos idosos e nos doentes com morbilidades, e ainda sobre a duração da sua eficácia e quais os efeitos secundários a longo prazo.
Sobre a futura distribuição, afirma que já deveria ser do conhecimento público a logística que está a ser preparada pelas autoridades sanitárias portuguesas. Diz, no entanto, que “ninguém que seja suficientemente responsável” pode indicar uma data para o início da vacinação.
Veja também:
-
Farmacêutica Moderna afirma que vacina para a Covid-19 é "94,5% eficaz"
-
OMS alerta que "vacina por si só não será suficiente" para derrotar pandemia
-
Vida pode regressar ao normal no inverno de 2021, diz criador de vacina contra a Covid-19
-
Como será escolhida a vacina contra a Covid-19? A DGS explica