Coronavírus

Vacina da Covid-19. Agência Europeia do Medicamento aguarda primeira candidatura em breve

Pode acontecer já nos próximos dias.

Saiba mais...

A Agência Europeia do Medicamento espera receber o primeiro pedido para certificação de uma vacina contra a Covid-19 nos próximos dias.

Não será a vacina do consórcio Astrazeneca/Universidade de Oxford a primeira a iniciar o processo burocrático de cerificação europeia. A farmacêutica já reconheceu que precisa de estudo complementar da vacina que foi testada com um erro de fabrico.

Menor dosagem pode estar ligada à eficácia nos mais jovens

Alguns dos voluntários receberam a primeira de duas doses com menos quantidade de vacina. Foram esses que revelaram ter desenvolvido maior imunidade ao Sars-Cov-2, apesar da dose incorreta.

Este grupo era composto por elementos mais jovens e a conclusão científica pode acabar por fazer uma ligação entre a idade e a dosagem.

Vacina obrigatória ou voluntária? Países dividem-se

Entre os outros consórcios estará a vacina que, nos próximos dias, vai iniciar o processo de certificação. Mas na Europa a vacinação não é obrigatória em todos os países e, nesta fase, começa o debate sobre os riscos da vacinação.

Na Alemanha, onde é voluntária, a população está dividida sobre esta forma de conquistar a imunidade de grupo. França, que conseguiu baixar o R para menos de 1, ou seja, conseguiu achatar a curva de novas infeções, planeia já a campanha de vacinação em massa.