Coronavírus

Vacina contra a covid-19. Regulador britânico garante que foram cumpridos todos os testes rigorosos

A vacina aprovada no Reino Unido só poderá ser administrada a indivíduos com mais de 16 anos.

Saiba mais...

A agência britânica de regulação do medicamento (MHRA, na sigla inglesa) garante que a vacina da Pfizer e da BioNTech, que foi aprovada esta quarta-feira, só recebeu a aprovação depois de um longo e minucioso trabalho de investigação

“Esta vacina só foi aprovada porque aqueles testes rigorosos foram realizados e cumpridos. E toda a gente pode estar absolutamente confiante de que nenhuma regra foi contornada”, disse June Raine diretora da MHRA.

A agência que licencia os medicamentos no Reino Unido recomendou que a vacina pudesse ser usada depois de revistos os resultados dos ensaios clínicos que mostraram que a vacina era 95% eficaz em termos globais e que também oferecia uma proteção significativa para os idosos, um dos principais grupos de risco.

"Equipas separadas trabalharam em paralelo para fazer a revisão mais rigorosa desta vacina, sem descurar nenhum aspeto", assegurou ainda a diretora, dizendo que a análise já está a decorrer desde junho.

Durante a primeira conferência de imprensa realizada depois da luz verde à vacina, ficou-se a saber que este fármaco só poderá ser administrado a indivíduos com mais de 16 anos.