Coronavírus

Vacina contra covid-19. Reino Unido poderá ter de expandir capacidade para alcançar objetivos

Para Diogo Martins, os centros de saúde e os próprios lares são potenciais podem vir a ser pontos de administração da vacina.

Saiba mais...

No dia em que o Reino Unido começou a administrar a vacina contra a covid-19, Diogo Martins, médico especialista de Saúde Pública no Reino Unido considera o momento “histórico” mas avança que para cumprir os prazos será necessário expandir a capacidade dos centros de vacinação.

“Poderá ser um exercício um bocadinho difícil até, atingirmos os objetivos de ter a administração de cerca de 5 milhões de vacinas, ainda em 2020, e chegarmos aos 25 milhões de pessoas prioritárias até à primavera de 2021”, afirma Diogo Martins na Edição da Noite da SIC Notícias.

Para cumprir os objetivos, o especialista acredita que será necessário reforçar expandir a capacidade “e até de passar para uma administração ao nível dos centros de saúde e uma administração até ao nível dos lares em si”. Para evitar ajuntamentos nos hospitais e centros de administração da vacina, as autoridades de saúde estão a convocar a população para tomar a vacina.

“Estas primeiras vacinas em particular em 2020 estão a ser aplicadas e administradas de uma forma bastante controlada. As pessoas estão a ser contactadas pelo serviço nacional de saúde britânico para virem aos centros de vacinação e serem vacinadas. Tem havido um grande pedido aos cidadãos britânicos para não aparecerem aos hospitais e centros de vacinação a não ser que tenham sido especificamente convocados para tal”, explica o especialista em Saúde Pública.

Numa primeira fase, a distribuição da vacina da Pfizer e da BioNTech será feita em diferentes grupos prioritários, começando pelos grupos mais vulneráveis à covid-19.

  • 1:55
  • O cartão amarelo que não se percebe 

    Opinião

    Despir a camisola aquando da celebração de um golo é proibido pelas leis de jogo. Penso que toda a gente sabe disso. Aliás, basta apenas que um qualquer jogador cubra a cabeça usando essa peça de equipamento para ser sancionado.

    Duarte Gomes