A poucos dias do Natal, muitos países da Europa estão a aumentar as restrições para o período festivo. A nova estirpe de SARS-CoV-2, anunciada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, está a preocupara os países europeus.
O perigo de um contágio muito mais rápido do que a variante do vírus anterior levou a que vários países tenham determinado a suspensão das ligações com o Reino Unido.
A Holanda foi o primeiro país a suspender os voos. No entanto, pode já ser tarde uma vez que, pelo menos um caso de covid-19 provocado por esta variante do novo coronavírus entre a população holandesa. Bélgica, Itália, Áustria seguiram o exemplo.
Por outro lado, Espanha defendia uma ação coordenada dos 27 Estados-membros, mas a União Europeia ainda não anunciou nenhuma decisão sobre este assunto. Emmanuel Macron e Angela Merkel reuniram-se com a presidente da Comissão Europeia durante a tarde deste domingo, via videoconferência, mas não foi anunciada nenhuma medida.
França e Alemanha avançam com a suspensão de voos oriundos do Reino Unido a entrar em vigor a partir da meia-noite. A Bulgária irá manter as suspensão das ligações até dia 31 de janeiro e a Irlanda junta às restrições as ligações de ferry.
- O que devemos saber sobre a nova variante de coronavírus encontrada em Londres
- Nova estirpe de coronavírus. Países europeus fecham fronteiras com o Reino Unido, Portugal ainda não
- Portugal não identificou ainda a nova estirpe do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido
- UE reúne de emergência por causa da nova estirpe do coronavírus
- Reuniões familiares no Natal podem tornar nova estirpe de coronavírus predominante na Europa
- Nova estirpe coronavírus pode já ter infetado cidadãos de outros países europeus
- OMS apela à Europa para "reforçar os controlos" devido à nova variante do SARS-CoV-2