O Governo português anunciou este domingo que irá impor a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo aos cidadãos com nacionalidade portuguesa ou que residam legalmente em Portugal oriundo do Reino Unido. A medida, comunicada pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde, irá entrar em vigor à meia noite de segunda-feira.
“Apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal”, pode ler-se num comunicado enviado à SIC Notícias.
Esses passageiros terão de apresentar “um comprovativo de realização de teste laboratorial para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo”. Caso não sejam portadores de um teste laboratorial, os portugueses terão de realizar o “referido teste no interior do aeroporto”, ficando “em isolamento, nos termos definidos pelas autoridades”.
Vários países europeus anunciaram a suspensão de voos oriundos do Reino Unido depois de ser identificada uma nova estirpe de coronavírus. A União Europeia ainda não anunciou uma medida conjunta para responder a esta situação epidemiológica.
A tutela de Augusto Santos Silva avança ainda que esta variante do coronavírus não identificada em Portugal.
"Em Portugal, não se confirma a circulação desta variante do SARS-Cov-2 identificada no Reino Unido, de acordo com os dados obtidos até ao momento pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge que já englobam análise de amostras do mês de novembro e da segunda vaga."
- Reuniões familiares no Natal podem tornar nova estirpe de coronavírus predominante na Europa
- UE reúne de emergência por causa da nova estirpe do coronavírus
- Nova estirpe coronavírus pode já ter infetado cidadãos de outros países europeus
- Nova estirpe de coronavírus. Países europeus fecham fronteiras com o Reino Unido, Portugal ainda não
- Portugal não identificou ainda a nova estirpe do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido
- OMS apela à Europa para "reforçar os controlos" devido à nova variante do SARS-CoV-2
- Portugal não suspende voos com Reino Unido mas "segue com atenção evolução epidemiológica"