O primeiro lote das vacinas contra a covid-19 chegou hoje a Portugal, ficando guardado numas instalações no concelho de Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra.
Escoltada por forças de segurança, a viatura que transposta as vacinas, duas caixas que no total pesam 41 quilogramas, entrou no perímetro da unidade de armazenamento cerca das 09:45.
O processo de abertura da viatura, que estava selada, foi acompanhado no local por responsáveis do Governo, dirigidos pela ministra da Saúde, Marta Temido.
A campanha de vacinação contra a covid-19 arranca no domingo em Portugal, à semelhança de outros países da União Europeia, a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo SNS.
Na última segunda-feira, a Comissão Europeia autorizou a colocação no mercado da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, horas após a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado o seu parecer científico favorável.
Nesse mesmo dia Marta Temido disse que os profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central seriam os primeiros a ser vacinados contra a covid-19.
Ministra diz que se abre "janela de esperança"
A ministra da Saúde diz que a chegada do primeiro lote de vacinas a Portugal abre uma janela de esperança.
Marta Temido lembra, no entanto, que ainda estamos no início do inverno e que há ainda muito combate ao vírus a fazer.
Infarmed garante condições das vacinas
O presidente do Infarmed garante que estão garantidas todas as condições para preservar e descongelar todas as vacinas que vão chegar a Portugal.
Rui Santos Ivo acompanhou a chegada deste primeiro lote de vacinas contra a covid-19 e fez questão de deixar uma palavra de tranquilidade à população.