Hoje é o segundo dia da campanha de vacinação contra a covid-19. Portugal deverá receber esta segunda-feira o segundo lote de vacinas. São mais 70.200 doses que se juntam às quase 10 mil que começaram a ser administradas este domingo.
A vacinação nos lares de idosos e nos cuidados continuados está prevista para começar em janeiro. A ministra da Saúde, Marta Temido, lembrou esta manhã que Portugal deve receber quase 80 mil doses por semana, durante o próximo mês.
Para dar seguimento à campanha de vacinação que se iniciou junto de profissionais de hospitais de Lisboa, Porto e Coimbra, depois da receção de 9.750 doses da vacina da Pfizer-BioNTech - a primeira lançada no mercado, após autorização da Agência Europeia do Medicamento (EMA) - são esperadas mais 70.200 para os primeiros dias da campanha de vacinação.
À semelhança da maioria dos 27 Estados-Membros da União Europeia, o plano de vacinação em Portugal arrancou no domingo, e entra hoje no segundo dia.
-
"Dia histórico". O 1.º dia da vacinação contra a covid-19 em Portugal
-
Arrancou a 1.ª fase da vacinação contra a covid-19. Quando posso ser vacinado?
-
Vacina da covid-19. "Esta foi a primeira arma realmente eficaz"
-
Vacinas contra a covid-19. Centro Hospitalar do Algarve vai receber 900 doses
Vacina da Moderna é a próxima a chegar a Portugal
A estratégia europeia foi diversificar as encomendas para reduzir o risco de atrasos na produção.
A próxima vacina a chegar a da Moderna, que começou a ser administrada nos Estados Unidos antes do Natal. Ainda falta a luz verde do regulador, mas a autorização está prevista para dia 6 de janeiro e a distribuição poderá começar três dias depois.
Já a da Astrazeneca/Oxford não tem data prevista para a autorização na Europa.
A maior campanha de vacinação da História
A vacinação começou em Portugal e em toda a União europia. É o maior processo de vacinação da História que vai imunizar 450 milhões de pessoas em 27 países.