Coronavírus

Vacina da covid-19. Segundo lote já chegou e 20 mil doses são para os arquipélagos

Fabrizio Bensch

Está prevista mais uma remessa já em janeiro.

Saiba mais...

Um dia depois de se ter iniciado o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal, chegou a segunda remessa com mais de 70 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Para janeiro estão previstas mais quatro entregas da vacina, que começa a ser administrada nos lares já na próxima semana.

O segundo lote de vacinas contra a covid-19 chegou na manhã desta segunda-feira a Montemor-o-Velho. São 70.200 doses e o destino de cada uma já está traçado: a São Miguel vão chegar quase 10 mil, no último dia do ano, e outras tantas serão levadas para a Madeira.

Depois, ao longo do mês de janeiro vão chegar a Portugal quase mais 80 mil doses. Mas é preciso não esquecer que o calendário está dependente de uma complexa operação de logística. Os problemas de distribuição que afetaram alguns países europeus passaram, por enquanto, ao largo de Portugal.

Quem são e o que devem fazer os doentes prioritários da 1ª fase de vacinação para a covid-19?

Prioritários, nesta primeira fase, são pessoas com mais de 50 anos de idade e com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal grave, Doença pulmonar Obstrutiva Crónica, ou doença respiratória crónica.

E, mesmo que o doente não saiba se é prioritário ou não, o Serviço Nacional de Saúde sabe, pelo registo eletrónico, quem são os utentes a chamar nesta primeira fase. Deve, por isso, esperar uma mensagem ou um e-mail do SNS.

Os doentes que são acompanhados no privado também não vão ficar de fora. Os hospitais privados vão ser contactados pelo SNS para indicarem quais os doentes incluídos nesta primeira fase de vacinação.

Não faço parte da primeira fase. Quando posso ser vacinado?

A segunda fase só deverá arrancar em abril do próximo ano e será para pessoas com mais de 65 anos ou mais novos, entre 50 e 64 anos, se tiverem pelo menos uma doença grave, como diabetes, neoplasia maligna, insuficiência hepática ou renal, obesidade e hipertensão arterial, por exemplo.

Para a terceira fase, não há propriamente uma data, uma vez que só começa quando terminar a segunda. É nesta fase que toda restante população poderá receber a vacina contra a covid-19.

Governo ajuda a esclarecer

Para esclarecer todas estas dúvidas, o Governo criou um portal dedicado ao processo de vacinação, com perguntas e respostas sobre a vacina e um simulador que lhe permite saber em que altura será chamado pelo SNS para a vacinação.

"A vacina é eficaz?", "a vacina é segura?", "quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal; "quais os grupos prioritários?" são alguns exemplos das perguntas colocadas e que os portugueses podem ver agora respondida no portal.

Entre os principais destaques da página, encontra-se uma simulação que o utilizador pode preencher para ficar a saber em que altura será chamado pelo SNS para a vacinação.

CONSULTE AQUI O SIMULADOR