Por toda a Europa, multiplicam-se as críticas ao ritmo lento de vacinação contra a covid-19, enquanto o vírus alastra cada vez mais depressa.
Em Espanha, algumas regiões voltam a ativar medidas mais restritivas. O número de contágios disparou depois da época festiva do Natal e Ano Novo. Nos hospitais estão a dar entrada, em média, mais doentes. Até agora, em Espanha foram administradas 80 mil doses de vacinas.
Já em França, foram administradas pouco mais de 500 mil. Perante a onda de críticas, o Presidente Emmanuel Macron convocou uma reunião de urgência esta segunda-feira. O ministério da Saúde prometeu já acelerar e simplificar a estratégia.
Na Alemanha, o governo reúne-se esta terça feira e na agenda tem também as críticas ao programa de vacinação. Mas o principal ponto da ordem de trabalhos é a extensão do confinamento.
Em confinamento estão também os Países Baixos, que anteciparam o início vacinação para esta quarta-feira. O governo adiou o processo, alegando questões de segurança, mas a decisão foi contestada pelo Parlamento. É o último país da União Europeia a arrancar com a campanha.
- Covid-19 no Reino Unido. Inglaterra e Escócia endurecem restrições
- Covid-19. Governo britânico pondera restringir as viagens internacionais
- Covid-19. Sabe quantas pessoas já receberam a primeira dose da vacina em Portugal?
- Covid-19: Putin e Merkel discutem possibilidade de produção conjunta de vacinas