Os portugueses estão a aderir menos ao confinamento, em comparação com os valores registados na primeira fase da pandemia.
Os índices que medem a mobilidade mostram mesmo uma redução acentuada no final da semana passada.
Fiscalização no confinamento: PSP e GNR podem cobrar multas na hora
O Governo quer que as forças de segurança privilegiem a cobrança imediata de coimas nos casos de incumprimento das regras de confinamento e que verifiquem os comprovativos que justifiquem as deslocações de exceção, incluindo passeios higiénicos.
Estas normas integram o conjunto de orientações que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determinou para as forças de segurança aplicarem nas situações de incumprimento das regras de confinamento.
Portugal continental entrou às 00:00 de 15 de janeiro num novo confinamento geral, com os cidadãos sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário.
Novo período de confinamento em vigor na Madeira
Um novo período de confinamento entra esta segunda-feira em vigor na Madeira no âmbito das medidas de combate à covid-19, e vai prolongar-se até 21 de fevereiro, mantendo-se assim em vigor o recolher obrigatório e a suspensão de aulas presenciais.