A União Europeia anunciou hoje que vai duplicar a sua contribuição á iniciativa Covax para a vacinação contra a covid-19 equitativa em todo o mundo, que ascende assim a mil milhões de euros.
O anúncio foi feito na reunião do G7 durante a qual a presidente da Comissão europeia, Ursula von der Leyen, deverá também anunciar uma contribuição europeia de 100 milhões de euros para a campanha de vacinação anti-covid em África, no âmbito de uma parceria com o Centro de Controlo de Doenças de África.
Ambas as contribuições saem do orçamento da UE.
EUA libertam 4.000 milhões de dólares para plano de vacinação global COVAX
O Presidente dos EUA, Joe Biden, também promete 4 mil milhões de euros para o mecanismo Covax, anunciou a Casa Branca.
Na véspera desta reunião do G7, o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse em entrevista ao Financial Times que é "insustentável" que os países pobres sejam deixados para trás e apelou aos países ricos que enviem entre 3% a 5% das doses de vacinas que têm para a África "rapidamente".
Plataforma global COVAX
O mecanismo COVAX é uma plataforma global para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, coordenada pela Aliança Global para as Vacinas (Gavi) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para um acesso equitativo às vacinas a preços acessíveis.
Participam vários países, instituições e organizações, como a União Europeia.
Este programa visa fornecer este ano vacinas anti-covid a 20% da população de cerca de 200 países e territórios participantes. Mas é sobretudo um mecanismo de financiamento que permite a 92 ds economias mais fracas do mundo de ter acesso às preciosas doses.
OMS lança plano para enfrentar a pandemia. Financiamento é de quase dois mil milhões de dólares
O plano estratégico da OMS para enfrentar a pandemia de covid-19 este ano tem seis objetivos e uma necessidade de financiamento estimada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou o diretor-geral da organização.
Neste montante inclui-se 1,2 mil milhões para o acelerador ACT [iniciativa global de distribuição de vacinas], disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa realizada na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra.
De acordo com o mesmo responsável, 643 milhões de dólares serão destinados a pessoas que precisam de assistência humanitária de emergência em regiões de conflito.
Pandemia matou pelo menos 2,44 milhões de pessoas em todo o mundo
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.441.926 mortos no mundo, resultantes de mais de 110.262.590 de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Os países mais afetados continuam a ser os Estados Unidos, o México, a Índia, o Brasil e o Reino Unido.
Portugal regista um total de 15.754 óbitos e 792.829 casos de covid-19, segundo os dados de 18 de fevereiro.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
VACINAÇÃO EM PORTUGAL E NO MUNDO
Links úteis
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- Universidade de Oxford - dados sobre evolução das vacinas contra a covid-19
- Bloomberg - listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
- London School of Hygiene & Tropical Medicine (gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacina)