A vacina da AstraZeneca vai ser utilizada na Alemanha e na Bélgica para inocular idosos com mais de 65 anos. Segundo a agência alemã de vacinação, os estudos muito recentes sobre a eficácia da vacina foram decisivos na tomada da decisão.
Há dois dias, o Governo francês autorizou o administração da vacina contra a covid-19 produzida pela AstraZeneca em pessoas de 65 a 75 anos e que tenham doenças crónicas. Agora, a Bélgica vai seguir o mesmo caminho e aplicar esta vacina a maiores de 55 anos. Também a Alemanha estendeu a administração deste fármaco aos mais idosos.
A explicação foi dada pela própria chanceler alemã: Angela Merkel citou estudos médicos britânicos que mostram eficácia significativa em pessoas mais velhas. Para além disso, a governante aceitou ainda um levantamento progressivo das restrições contra a pandemia.
Ao fim de nove horas de negociações difíceis, a chanceler e os dirigentes dos estados-regiões da Alemanha chegaram a um acordo sobre o calendário de levantamento parcial das restrições existentes. Merkel fala numa reabertura com cautelas e acredita numa primavera de 2021 diferente da do ano passado.
Apesar de começarem a reabrir lojas de bens não-essenciais – com um número de clientes reduzidos e por marcação – o controverso recolher obrigatório noturno irá permanecer em vigor até 15 de março.
Na Grécia, as novas medidas vão no sentido oposto: Atenas reforçou as restrições à mobilidade e estendeu o bloqueio em mais áreas do país, para conter a propagação da pandemia. Um aumento de novas infeções está a pressionar o sistema de saúde.
Para evitar aglomerados de pessoas, foram proibidas as viagens de carro para outros distritos para a prática de exercício ao ar livre. Também as compras em supermercados foram restringidas a um raio de dois quilómetros a partir da residência.
- Alemanha prepara-se para aprovar vacina da Astrazeneca para maiores de 65 anos
- Covid-19. Bélgica vai administrar vacina da AstraZeneca a idosos
- Covid-19. França aprova vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos
- Covid-19. Dose da vacina AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos
- Covid-19. Ordem dos Médicos defende administração da vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos
- Covid-19. Estudo conclui que vacinas da Pfizer e da AstraZeneca têm eficácia semelhante
- Covid-19. Centros de vacinação devem ter capacidade para vacinar cerca de 50 pessoas/hora
- Covid-19. Grécia enfrenta "período mais difícil da pandemia" e reforça restrições