Coronavírus

"A 15 de março já estamos numa situação muito perto dos 60 casos por 100 mil habitantes"

Metas para o desconfinamento podem ser atingida a 15 de março, mas também já existem linhas vermelhas para voltar a confinar.

Saiba mais...

Os especialistas acreditam que a 15 de março o país já estará em condições de começar o desconfinamento. Nessa altura, o nível de incidência da covid-19 deverá estar abaixo dos 60 casos por 100 mil habitantes.

A meta ideal para desconfinar é chegar a uma incidência cumulativa a 14 dias de 60 casos por 100 mil habitantes, mas os especialistas avisam que só isso não chega.

Para considerar que a epidemia está controlada é preciso cumprir outras metas, desde logo, garantir que a velocidade de transmissão se mantém abaixo de 1 ou muito próximo desse valor e que a ocupação de camas em cuidados intensivos não seja superior a 245, o equivalente a 85% da capacidade instalada.

Há ainda outros critérios que é preciso não perder de vista: testagem, diagnóstico e rastreio. Os peritos defendem que a percentagem de casos positivos não deve ultrapassar os 4%.

Os especialistas sublinham ainda que mais de 90% dos casos têm de ser isolados e rastreados em 24 horas e alertam que não devem ser mais de 10% os casos com atrasos superiores a um dia entre o teste e a notificação.

Por último, ouviu-se o aviso de que é necessária uma vigilancia eficaz às variantes do vírus.

  • 2:23