O risco de transmissão do vírus SARS-CoV-2 está a subir em Portugal, mas os cientistas dizem que ainda não há razão para alarme.
Estamos há quase um ano a ouvir os especialistas e os políticos falar do Rt, o valor do índice de transmissibilidade do vírus. As medidas do Governo de combate à pandemia são tomadas, também, em função deste valor que representa o número de contágios que cada pessoa infetada provoca.
Esta semana, Rui Rio disse que a taxa estava nos 0,9% e falou em má notícia para o país. O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge não confirma o valor avançado pelo líder do PSD. Só na sexta-feira será feita uma atualização do Rt.
Os especialistas são unânimes: este indicador tem de ser analisado em conjunto com outros dados. Igualmente importante é a percentagem de casos positivos, que tem de estar abaixo dos 4% de forma a garantir que não haja infetados a circular na população.
Uma questão que nos leva ao rastreio de contactos, que deve ser feito em 24 horas de forma a isolar rapidamente quem está com covid-19. Também o número de internados nos cuidados intensivos tem de ser tido em conta nesta avaliação.
- Covid-19. OMS declarou pandemia há precisamente um ano
- Agência Europeia do Medicamento tem mais três vacinas da covid-19 em análise
- Vacina da Johnson & Johnson começa a chegar a Portugal na segunda metade de abril
- Covid-19. Marcelo comunica renovação do estado de emergência até 31 de março
- Covid-19. "Devíamos ter 250 casos por dia para estarmos mais seguros"
- Portugal mantém recomendação da vacina da AstraZeneca
- Covid-19. Ministra critica "a desresponsabilização e o passa-culpas" do PSD
- Covid-19. Governo cria task force para melhorar comunicação com a população