A partir desta semana, o Hospital de Setúbal disponibiliza consultas pós-covid-19 aos pacientes que estiveram internados com a infeção causada pelo novo coronavírus. O objetivo é identificar de forma rápida eventuais consequências a longo prazo da doença.
Um ano depois da pandemia ter chegado a Portugal, é cada vez mais evidente que a covid-19 pode provocar sequelas que vão muito além do período da infeção. A comunidade científica tem pedido que se faça um acompanhamento dos doentes que já tiveram alta.
Apesar de ainda não ser possível identificar todos os efeitos que este vírus pode provocar a longo prazo, já é certo que há sintomas comuns em muitos doentes.
A ideia de que a covid-19 só se agrava em pessoas com mais idade ou com doenças graves está, cada vez mais, afastada pela realidade dos últimos meses. Quem trabalha em unidades covid-19 garante que é uma lotaria – que muitas vezes nem a medicina consegue explicar.
No primeiro dia de consultas pós-covid-19 no Hospital de Setúbal foram atendidos oito pacientes. O mais velho tinha 90 anos e o mais novo pouco mais de 40 anos.
- Zumbidos, vertigens e perda de audição podem ser consequências da covid-19
- Covid-19. Incidência da doença aumenta entre os 20 e 30 anos
- Roche divulga resultados de ensaios clínicos promissores de tratamento da covid-19
- Covid-19. Portugal vai testar um novo modelo de vacinação contra a covid-19 em massa
- Covid-19. Mais de 82 mil testes e 80 casos positivos em rastreio nas escolas