Coronavírus

Testes à covid-19 nas escolas com um intervalo de 14 dias nos concelhos com maior incidência

Mais de 82 mil testes e 80 casos positivos em rastreio nos estabelecimentos de ensino.

Alunos do ensino básico da Escola Joaquim Nicolau de Almeida, em Vila Nova de Gaia, em dia de regresso às aulas presenciais.
Loading...

Os 82 mil testes à covid-19 realizados nas escolas detetaram 80 casos positivos. A campanha de testagem no pré-escolar e 1.º ciclo começou na terça-feira passada e prolongou-se por 4 dias, até sexta feira. Os testes realizam-se novamente passados 14 dias, mas apenas nos concelhos com mais casos.

Em comunicado, o Ministério da Educação refere ainda que os mais de 82 mil testes realizados incluem os profissionais da chamada "Escola a Tempo Inteiro", ou seja, atividades de animação e de apoio à família no pré-escolar, atividades de enriquecimento curricular (AEC) e componente de apoio à família no 1.º ciclo.

Depois do primeiro rastreio, o "Programa de Rastreios laboratoriais para a SARS-CoV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino" prevê a repetição dos testes 14 dias depois, apenas nos concelhos com um nível de incidência de casos positivos acima de 120/100 mil habitantes.

Os testes rápidos voltam a realizar-se com uma periodicidade ajustada ao número de casos identificados nos primeiros, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde. Nessa altura, será o executivo a suportar os custos, como acontece atualmente com as escolas públicas.

Nos restantes níveis de ensino, os rastreios começam no primeiro dia do regresso, ou seja, de 05 a 09 de abril para o 2.º e 3.º ciclo, e de 19 a 23 no secundário, em que, além dos professores e funcionários, também serão testados os alunos.

Esta é já a segunda fase de um processo de testagem que começou em 20 de janeiro, ainda antes da suspensão do ensino presencial, e que continuou nas escolas de acolhimento que se mantiveram abertas.