O vírus responsável pela covid-19 terá sido transmitido de morcegos para humanos através de um animal intermediário.
A conclusão é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de especialistas chineses, que consideram ainda que a hipótese de um incidente em laboratório é "extremamente" improvável.
Entre os quatro cenários identificados pelos investigadores para a origem do vírus, aquele que consideraram ser o mais provável é a transmissão por meio de um segundo animal. Ainda assim avaliaram como "provável" a disseminação direta de morcegos para humanos e acrescentaram que a transmissão por meio de produtos alimentares era possível, mas improvável.
Os morcegos são conhecidos por transportar coronavírus, no entanto o relatório diz que "a distância evolutiva entre esses vírus de morcego e o SARS-CoV-2 é estimada em várias décadas, sugerindo que existe um elo perdido".
Vírus muito semelhantes com o SARS-CoV-2 foram identificados em pangolins e foi confirmado que visons e gatos são suscetíveis ao novo coronavírus.
O relatório, segundo a AP, sugere que este animais podem ser portadores.
A divulgação do relatório tem sido alvo de sucessivos adiamentos e os Estados Unidos já admitiram receios sobre a influência de Pequim no texto final.
Mais de um ano depois de ter sido detetado pela primeira vez em Wuhan, na China, o SARS-CoV-2 continua a provocar milhares de mortes em todo o mundo.