Coronavírus

Covid-19. Cerca de 150 mil professores e funcionários testados esta semana

Na segunda fase da "Estratégia Nacional de Testes".

Saiba mais...

Esta semana vão ser testados à covid-19 cerca de 150 mil funcionários e professores dos 2.º e 3.º ciclos, na segunda fase da "Estratégia Nacional de Testes".

A ação é extensível a "todos os trabalhadores de Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família (CAF) no 1.º ciclo do ensino básico (CAF1), nos "concelhos com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias".

Esta segunda-feira, no início da segunda fase do desconfinamento, cerca de meio milhão de alunos regressou ao ensino presencial, após uma pausa de mais de dois meses entre aulas à distância e a semana de férias da Páscoa.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros