Coronavírus

Covid-19. Especialista diz que reabertura nos concelhos de maior risco não devia ter avançado

Óscar Felgueiras espera que continue a haver reforço da testagem e do rastreio.

Óscar Felgueiras, matemático e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, admite que a reabertura de esplanadas e comércio nos concelhos de maior risco não devia ter avançado.

O especialista espera ainda que continue a haver um reforço da testagem e do rastreio.

Esta segunda-feira, teve início a segunda fase do plano de desconfinamento do país devido à pandemia. Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos retomaram as aulas presenciais e os centros de dia, equipamentos para deficientes e esplanadas também reabriram.

26 concelhos acima do limiar de risco: 19 no continente, sete na Madeira e nos Açores. Mas há municípios que acham os cálculos injustos, uma vez que têm pouca população e menos de dez novos casos de covid-19 podem fazer subir o concelho para a linha vermelha.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão