Luís Marques Mendes afirma que os concelhos de maior risco vão entrar em confinamento. O comentador SIC revela ainda que o estado de emergência será novamente renovado.
“O Governo vai continuar o desconfinamento com a terceira fase. Provavelmente vai desconfinar a nível nacional, mas vai impor confinamentos locais nos concelhos onde a situação é mais difícil. A situação está a piorar ligeiramente”.
Há 29 concelhos acima do limite para desconfinar
No mapa de risco, há 29 concelhos acima do limite e que, por isso, podem não desconfinar. Alandroal, no Alentejo, e Nordeste, nos Açores, são as duas zonas mais preocupantes.
Para desconfinar, o Governo estabeleceu um limite de novos casos por 100 mil habitantes. No mapa do país há agora 29 concelhos acima desse limiar, que podem não avançar na reabertura do país. A linha é mais vermelha no Alandroal, no Alentejo, e no Nordeste, nos Açores.
São os concelhos mais preocupantes, seguindo-se Barrancos, Moura, Odemira, Machico, Rio Maior, Vila Franca do Campo e Portimão.
Com uma incidência um nível abaixo estão outros 21 concelhos. Destaque para Albufeira, Lagoa e Vila do Bispo, no Algarve, região com o maior índice de transmissibilidade de Portugal continental.
Veja também:
- Ministra da Saúde apela à população para ter confiança nas vacinas contra a covid-19
- Covid-19. Portugal regista zero mortes em lares na última semana
- Covid-19. Governo admite encerrar esplanadas em caso de incumprimento das regras
- Covid-19. Posições diferentes dos 27 sobre as vacinas preocupam Marcelo