Óscar Felgueiras, matemático e professor da Faculdade Ciências da Universidade do Porto, considera que a situação da pandemia em Portugal, neste momento, é "bastante favorável". Reforça também que há uma maior perceção do risco por parte da população.
"Temos conseguido fazer a reabertura com bastante normalidade", afirma, esclarecendo que a vacinação aos idosos permitiu baixar o número de óbitos e de internamentos.
Para já, a vacinação contra a covid-19 ainda não tem um efeito elevado na incidência. Por isso, o matemático refere que a incidência tem baixado devido ao comportamento da população, "que tem sido bastante bom".
"Qualquer pessoa que não esteja vacinada vai ter de manter cautelas", alerta.
- Portugal avança para a última fase do desconfinamento: saiba o que muda
- Estado de emergência termina à meia-noite
Cerca sanitária em freguesias de Odemira
Quanto à cerca sanitária em Odemira, Óscar Felgueiras lembra que as orientações para as medidas "o mais local possível" são seguidas pela Organização Mundial da Saúde. Para inverter o cenário na região, o especialista sugere:
"Rastrear, detetar cadeiras de transmissão precocemente e isolar".
A cerca sanitária em duas freguesias do concelho de Odemira, no distrito de Beja, foi criada devido à elevada incidência de casos de covid-19. Iniciou-se às 08:00 desta sexta-feira e tem seis pontos de passagem.