Coronavírus

Covid-19. "Qualquer pessoa que não esteja vacinada vai ter de manter cautelas"

Entrevista SIC Notícias

Óscar Felgueiras, matemático e professor da Faculdade Ciências da Universidade do Porto, na SIC Notícias.

Óscar Felgueiras, matemático e professor da Faculdade Ciências da Universidade do Porto, considera que a situação da pandemia em Portugal, neste momento, é "bastante favorável". Reforça também que há uma maior perceção do risco por parte da população.

"Temos conseguido fazer a reabertura com bastante normalidade", afirma, esclarecendo que a vacinação aos idosos permitiu baixar o número de óbitos e de internamentos.

Para já, a vacinação contra a covid-19 ainda não tem um efeito elevado na incidência. Por isso, o matemático refere que a incidência tem baixado devido ao comportamento da população, "que tem sido bastante bom".

"Qualquer pessoa que não esteja vacinada vai ter de manter cautelas", alerta.

Cerca sanitária em freguesias de Odemira

Quanto à cerca sanitária em Odemira, Óscar Felgueiras lembra que as orientações para as medidas "o mais local possível" são seguidas pela Organização Mundial da Saúde. Para inverter o cenário na região, o especialista sugere:

"Rastrear, detetar cadeiras de transmissão precocemente e isolar".

A cerca sanitária em duas freguesias do concelho de Odemira, no distrito de Beja, foi criada devido à elevada incidência de casos de covid-19. Iniciou-se às 08:00 desta sexta-feira e tem seis pontos de passagem.

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros