Coronavírus

Novas regras de desconfinamento e evolução da pandemia em análise na próxima reunião do Infarmed

Governo e especialistas voltam a reunir-se no Infarmed esta sexta-feira.

Loading...

Chefe de Estado, primeiro-ministro, presidente do Parlamento e representantes de partidos voltam a reunir-se na sexta-feira com peritos sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal e as novas regras a adotar no verão.

O novo plano de desconfinamento vai estar em cima da mesa, na procura da estratégia a seguir. O Governo já tinha avisado que não seriam tomadas medidas quanto ao desconfinamento sem serem ouvidos os especialistas.

Esta será a primeira reunião entre políticos e peritos desde que terminou o estado de emergência, em 30 de abril, e nela deverá ser apresentado um estudo solicitado pelo Governo aos professores Raquel Duarte e Óscar Felgueiras sobre regras a aplicar para futuro para conter a covid-19, mas com o programa de vacinação já em fase avançada.

O objetivo, de acordo com o líder do Executivo, é "readaptar de novo as regras" que foram definidas em março a uma nova situação de risco da epidemia "num quadro em que as faixas etárias que têm sido de maior risco tenham alcançado um nível de imunização vacinal".

Além das novas regras, nesta reunião no Infarmed, em Lisboa, será também analisada a mais recente evolução da pandemia em Portugal, num momento em que o índice de transmissibilidade (Rt) do SARS-Cov-2 atingiu os 1,06, enquanto a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou para 55,6.

A atual situação epidémica apresenta valores baixos no conjunto do território nacional, mas causa preocupação na região de Lisboa e Vale do Tejo.

VEJA TAMBÉM: