O Reino Unido retirou Portugal da lista de destinos seguros e apresentou como justificação o aumento de casos com origem numa mutação da variante indiana.
Os especialistas portugueses contestam os números apresentados pelo Governo britânico e dizem que só foram detetados 12 casos da mutação em Portugal e que todos estão devidamente controlados.
Todas as variantes sofrem mutações. A mutação nepalesa, de que fala o Reino Unido, surgiu da variante indiana que por cá não chega a representar 5% das infeções por covid.
O Governo britânico diz que os números detetados em Portugal justificam esta mudança, decisão que os cientistas portugueses contestam.
Apesar disso, considera que é preciso estarmos atentos porque a nova mutação pode ser mais transmissível.
Na base da decisão britânica estará também a duplicação do número de casos, algo que também não é aceite pelos especialistas portugueses.
A justificação de que as vacinas podem não proteger contra a mutação nepalesa também não parece sólida. Estudos internacionais, incluindo britânicos, mostram que, para já, a vacinação completa continua a ser eficaz.