Coronavírus

Covid-19. Casos da mutação da variante indiana estão controlados em Portugal, dizem especialistas

Especialistas contestam números apresentados pelo Reino Unido para retirar Portugal da lista de destinos seguros.

Saiba mais...

O Reino Unido retirou Portugal da lista de destinos seguros e apresentou como justificação o aumento de casos com origem numa mutação da variante indiana.

Os especialistas portugueses contestam os números apresentados pelo Governo britânico e dizem que só foram detetados 12 casos da mutação em Portugal e que todos estão devidamente controlados.

Todas as variantes sofrem mutações. A mutação nepalesa, de que fala o Reino Unido, surgiu da variante indiana que por cá não chega a representar 5% das infeções por covid.

O Governo britânico diz que os números detetados em Portugal justificam esta mudança, decisão que os cientistas portugueses contestam.

Apesar disso, considera que é preciso estarmos atentos porque a nova mutação pode ser mais transmissível.

Na base da decisão britânica estará também a duplicação do número de casos, algo que também não é aceite pelos especialistas portugueses.

A justificação de que as vacinas podem não proteger contra a mutação nepalesa também não parece sólida. Estudos internacionais, incluindo britânicos, mostram que, para já, a vacinação completa continua a ser eficaz.