As restrições de circulação de e para Lisboa foram impostas na sexta-feira, dia 18 de junho, a partir das 15:00 até às 06:00 de segunda-feira, dia 21 de junho. A decisão de limitar as deslocações foi decidida no Conselho de Ministros de quinta-feira, devido à subida dos casos de covid-19 na zona.
Foi o primeiro fim de semana pelo Governo para conter a transmissão da covid-19 e está a ter impacto na circulação nas estradas e no fluxo de passageiros nas principais estações.
Lisboa e Vale do Tejo pode ultrapassar 240 casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 15 dias, segundo os dados do relatório de monitorização das linhas vermelhas.
Médico aponta falhas na comunicação
O médico de saúde pública, Bernardo Gomes, diz que continua a haver falhas na comunicação e que isso explica, em parte, o aumento de casos de covid-19. Para além disso, também considerou que devia ter sido transmitida uma mensagem de cautela.
"Nós provavelmente iríamos ter sempre alguma espécie de curva associada ao relaxamento. Ela chegou tarde, estava previsto chegar um pouco mais cedo, mas francamente acho que falta orientar um pouco as pessoas porque as pessoas estão cansadas e confusas".
Variante Delta
Está a aumentar a prevalência da variante Delta do novo coronavírus, associada à Índia, na região de Lisboa e Vale do Tejo. Os dados preliminares do Instituto Ricardo Jorge apontam para uma prevalência superior a 60%.
O estudo sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal do INSA indica ainda que na região Norte a prevalência desta variante do SARS-CoV-2 "é ainda inferior a 15%".
A análise dos resultados das primeiras amostras sequenciadas este mês indica também que nestas duas regiões, a situação é diferente em relação à variante Alfa, associada ao Reino Unido, "estimando-se uma prevalência desta variante de cerca de 30% em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e de 80% no Norte".
Veja também:
- Variante Delta a subir em Lisboa
- Restrições na AML. Cotrim de Figueiredo diz-se "prisioneiro de cerca sanitária" imposta por "estado policial"
- Restrições na AML. Fiscalização reforçada, exceções têm de ser justificadas
- Covid-19. Governo quer travar cadeias de transmissão com limitações na AML
- Covid-19. Internamentos são "preocupantes" mas estão longe das linhas vermelhas
- Governo diz que limites à circulação na AML está protegida por Lei de Bases da Proteção Civil
- André Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo para anular cerco na AML
- Restrições na AML. BE diz que o mais importante é aumentar testagem e acelerar vacinação
- Restrição na AML. Ordem dos advogados diz que é inconstitucional, mas Governo recusa que seja ilegal