A ministra da Saúde confirma que já foram identificados 24 casos de covid-19 em Portugal da variante Delta Plus, uma das três linhagens da estirpe até aqui conhecida como variante indiana.
A ministra da Saúde sublinhou a importância de haver cautela face à disseminação da variante do coronavírus SARS-CoV-2 designada Delta Plus.
"Temos partilhado com toda a honestidade e transparência os resultados quer das estimativas, quer das próprias sequenciações. A informação mais atualizada foi partilhada no sábado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e respeita à variante Delta. As mutações dos vírus são fenómenos expectáveis e, naturalmente, que temos de agir com prudência e observação", frisou a ministra.
Marta Temido disse que é necessário "continuar a seguir com atenção a evolução dessas mutações do vírus e a sua presença em Portugal".
"Enquanto não tivermos conseguido superar esta pandemia de uma forma total, estaremos expostos às mutações e a novas variantes", referiu.
"Temos de manter sempre a mesma prudência de manutenção de medidas não farmacológicas de proteção individual, porque isso é a melhor forma de nos protegermos neste contexto de extraordinária incerteza. Não vale a pena dizer que sabemos tudo ou prometermos aquilo que não podemos prometer", notou, continuando: "Temos de estar atentos e manter as medidas: a vacinação e a testagem são as duas grandes armas".
Variante Delta Plus é altamente transmissível
As autoridades indianas detetaram a existência de uma mutação da variante Delta, chamada Delta Plus, que é altamente transmissível.
Os especialistas temem que esta variante de covid-19 identificada no país seja mais resistente aos anticorpos criados por uma infeção ou pela vacinação.
Já foram detetados casos em pelo menos três estados da Índia.