Coronavírus

Reino Unido regista mais de 35 mil casos da variante Delta numa semana

Foram ainda detetados os primeiros casos da nova variante Lambda.

Reino Unido regista mais de 35 mil casos da variante Delta numa semana
Henry Nicholls

O Reino Unido registou, só na última semana, 35.204 casos da variante Delta da covid-19, associada à Índia, aumentando o número total de casos associado a esta mutação para 111.157, informaram as autoridades sanitárias britânicas esta sexta-feira.

Esta é já a variante dominante no Reino Unido, representando 96% dos casos identificados. As autoridades britânicas lembram, ainda assim, que as vacinas estão a mostrar-se eficazes na diminuição da gravidade da doença e, em consequência, na necessidade de hospitalização.

Entretanto, o Reino Unido informou também ter já detetado seis casos de uma nova variante, a Lambda, associada ao Peru, até 7 de junho.

Variante Delta deverá representar 90% dos casos na UE até final de agosto

A variante Delta representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou na quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), pedindo rápida vacinação.

Apontando que a mutação detetada na Índia (e designada como Delta) é entre 40% a 60% mais transmissível do que a variante detetada no Reino Unido, estando também associada a um maior risco de hospitalizações e mortes, a agência europeia assinala que "aqueles que receberam apenas a primeira dose - de um processo de vacinação de duas - estão menos protegidos contra a infeção da variante Delta do que contra outras variantes, independentemente do tipo de vacina".