Coronavírus

Alemanha proíbe viagens de Portugal. Certificado digital não é aceite

Correspondente SIC

Residentes podem entrar, mas têm de cumprir quarentena.

Saiba mais...

Depois da pressão alemã, Portugal aumentou as restrições para quem vem do Reino Unido. Pode entrar quem tem vacinação completa. Quem não tem, fica sujeito a quarenta. Uma medida que avança depois de Berlim ter anunciado o fecho de portas a Portugal. A proibição de viagens para a Alemanha entra em vigor à 00:00.

A conversa de António Costa e Angela Merkel, na semana passada de nada serviu para evitar que Berlim fechasse as portas a Portugal. Uma decisão tomada depois de a chanceler ter apontado o dedo à entrada de turistas britânicos e ao aumento da variante Delta.

A decisão alemã afeta mesmo todo o país. Portugal passa a fazer companhia ao Reino Unido na lista negra que a Alemanha criou para as variantes de risco. Na prática, há uma proibição de viagem de Portugal para a Alemanha e de nada serve ter a vacinação completa ou certificado digital covid.

As exceções à regra são poucas. As companhias aéreas podem levar alemães e residentes, mas terão, no entanto, de cumprir quarentena. Falta agora saber se outros países europeus vão atrás de Berlim.

A decisão alemã é de sexta-feira. 48 horas depois, no domingo, com o país de olhos postos no futebol, era conhecida uma nova medida do Governo português: quem vem do Reino Unido para Portugal só entra com vacinação completa ou tem de fazer quarentena.

Os testes negativos deixam de ser aceites. A decisão entrou em vigor logo à meia noite e apanhou de surpresa vários passageiros.

A SIC questionou os ministérios da Saúde, Administração Interna e Negócios Estrangeiros sobre a decisão, mas ainda não recebeu resposta.