Coronavírus

Covid-19. António Costa em isolamento profilático

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O primeiro-ministro esteve em contacto com um membro do gabinete que testou positivo.

Saiba mais...

Em atualização

António Costa está em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com um membro gabinete do primeiro-ministro que testou positivo à covid-19.

"Em virtude de ter estado em contacto com um membro do Gabinete que veio a ser um caso confirmado positivo à Covid-19, e não obstante já ter as duas doses da vacina há mais de mês e meio e de ter cumprido as regras de distanciamento físico e uso de máscara, o Primeiro-Ministro está a cumprir um período de confinamento profilático determinado pelas autoridades de saúde", pode ler-se numa nota enviada às redações.

O primeiro-ministro realizou um teste à covid-19, onde obteve um resultado negativo, e não apresenta qualquer sintoma. No entanto, irá manter-se em isolamento, realizando "toda a atividade executiva à distância".

Costa fez teste à covid-19 na segunda-feira

António Costa tinha sido testado à covid-19, na segunda-feira, na sequência de um contacto direto com o seu homólogo do Luxemburgo, Xavier Bettel, que está infetado. O encontro entre os dois aconteceu durante o último Conselho Europeu, em Bruxelas. O teste realizado pelo primeiro-ministro português teve resultado negativo.

Nessa nota, o gabinete do líder do executivo adiantou que Costa "não teve praticamente contactos com o primeiro-ministro do Luxemburgo", mas fez o teste, apesar de já ter "duas doses da vacina", ter "usado sempre máscara e ter respeitado as regras de distanciamento físico".

Também em dezembro, António Costa esteve em isolamento profilático preventivo depois de um contacto considerado de alto risco com o presidente da França, Emmanuel Macron. O primeiro-ministro passou o Natal na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

Veja mais: