Coronavírus

Imunidade de grupo. "Vai correr bem quando vacinarmos os mais jovens"

João Paulo Gomes, investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, na Edição da Tarde, da SIC Notícias. 

Saiba mais...

João Paulo Nunes explica que a obrigatoriedade de isolamento para os que já estão vacinados, se houver contactos de risco, deve-se ao facto de poderem transmitir a covid-19.

"(Um vacinado) pode ter o vírus e transmiti-lo", diz o investigador.

Questionado sobre a percentagem necessária para atingir a imunidade de grupo, o investigador prefere sublinhar a importância de vacinar os mais jovens para que todos estejam mais protegidos.

Quarentena após contacto com infetados. Regras servem para vacinados e não vacinados

A Direção-Geral da Saúde diz que tanto os vacinados, como os não vacinados contra a covid-19 devem responder pelo princípio de precaução em Saúde Pública e ficar em quarentena depois de contactar com um infetado.

Numa resposta à SIC, a DGS remete para duas normas que aplicam medidas de confinamento e testagem às pessoas vacinadas, da mesma forma que às não vacinadas.

Informa ainda que o tema está em discussão e que poderá vir a ser atualizado.

PORTUGAL COM MAIS 4 MORTES E 2.362 CASOS DE COVID-19 EM 24 HORAS

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 4 mortes e 2.362 novos casos de covid-19, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.096 mortes e 879.557 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando esta quarta-feira ativos 33.471 casos, mais 1.337 em relação a ontem.

O boletim da DGS revela que estão internados 504 doentes, mais 12 do que no dia anterior.

Nos cuidados intensivos estão 120 doentes, mais um.

Os dados indicam ainda que mais 1.021 doentes foram dados como recuperados, fazendo subir para 828.990 o número total de recuperados desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.