Durante a última semana a situação da pandemia em Portugal "voltou a deteriorar-se", classificou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e por isso o país "não tem condições para considerar a pandemia controlada".
O número de concelhos em risco elevado, numa semana, aumentou de 14 para 26: "Uma evolução muito significativa", considera Mariana Vieira da Silva. Quanto aos concelhos em risco muito elevado são agora 19. Na última semana havia apenas três nesta lista: Albufeira, Lisboa e Sesimbra.
Em situação de alerta estão neste momento 21 concelhos e caso a situação não se altere, na próxima semana estas localidades entram na lista de concelhos com restrições e limitações, alerta a ministra.
O território continental tem agora uma incidência de 176,9 casos por 100.000 habitantes, "significativamente mais elevada" do que na semana passada e um Rt de 1,15. Mariana Vieira da Silva, no final do Conselho de Ministros, reforçou que é necessário manter as regras de distanciamento social, evitar as situações de ajuntamento, utilizar a máscaras e manter as regras de higiene respiratória de mãos.
Dos 278 concelhos de Portugal continental, há assim 45 no nível de risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive a limitação da circulação na via pública a partir das 23:00.
A circulação na via pública nos concelhos de risco elevado e muito elevado passará a ser limitada entre as 23:00 e as 05:00. O dever de recolhimento entra em vigor esta sexta-feira e o objetivo desta medida, explica Mariana Vieira da Silva, é reduzir os ajuntamentos, pelo que "não tem nenhuma exceção" relacionada com a apresentação de teste negativo de covid-19 ou certificado digital de vacinação.
Os 19 concelhos em risco muito elevado e as medidas aplicadas
Em apenas uma semana, os concelhos em risco muito elevado passaram de três para 19. A partir de agora passam a vigorar mais restrições, entre elas o recolher obrigatório às 23:00.
- Albufeira
- Almada
- Amadora
- Barreiro
- Cascais
- Constância
- Lisboa
- Loulé
- Loures
- Mafra
- Mira
- Moita
- Odivelas
- Oeiras
- Olhão
- Seixal
- Sesimbra
- Sintra
- Sobral de Monte Agraço
Medidas nos concelhos em risco muito elevado:
- Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam;
- Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22:30 ou até às 15:30 ao fim-de-semana e feriados (no interior, com um máximo de 4 pessoas por grupo; em esplanada, 6 pessoas por grupo);
- Espetáculos culturais até às 22:30;
- Ginásios sem aulas de grupo; Modalidades desportivas de baixo e médio risco;
- Comércio a retalho durante a semana: até às 21:00; Ao fim-de-semana e feriados: retalho alimentar até às 19:00 e não-alimentar até às 15:30;
- Limitação da circulação na via pública a partir das 23:00 nos concelhos de risco elevado e muito elevado.
De 14 a 26: os concelhos que estão em risco elevado
Há agora 26 concelhos em risco elevado e, por isso, entram na lista de municípios com restrições.
- Alcochete
- Alenquer
- Arruda dos Vinhos
- Avis
- Braga
- Castelo de Vide
- Faro
- Grândola
- Lagoa
- Lagos
- Montijo
- Odemira
- Palmela
- Paredes de Coura
- Portimão
- Porto
- Rio Maior
- Santarém
- São Brás de Alportel
- Sardoal
- Setúbal
- Silves
- Sines
- Sousel
- Torres Vedras
- Vila Franca de Xira
Medidas nos concelhos em risco elevado:
- Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam;
- Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22:30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
- Espetáculos culturais com os mesmos horários da restauração;
- Comércio a retalho até às 21:00;
- Limitação da circulação na via pública a partir das 23:00 nos concelhos de risco elevado e muito elevado.
Os 21 concelhos em alerta
- Albergaria-a-Velha
- Aveiro
- Azambuja
- Cartaxo
- Bombarral
- Idanha-a-Nova
- Ílhavo
- Lourinhã
- Matosinhos
- Mourão
- Nazaré
- Óbidos
- Salvaterra de Magos
- Santo Tirso
- Trancoso
- Trofa
- Vagos
- Viana do Alentejo
- Vila Nova de Famalicão
- Vila Nova de Gaia
- Viseu
Proibição de entrar e sair na AMLisboa mantém-se no fim de semana
A proibição de circular de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai manter-se no próximo fim de semana, no âmbito das medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19, anunciou o Governo.
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantou que, tal como nos dois últimos fins de semana, esta proibição vai ser aplicada entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de segunda-feira, com as exceções previstas na lei.
A Área Metropolitana de Lisboa engloba 18 municípios da Grande Lisboa e da Península de Setúbal, designadamente Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Se não conseguir visualizar o ficheiro, clique aqui.