A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que os resultados da pandemia podem vir a ser duas a três vezes superiores aos registados oficialmente. Com alguns países a apressarem-se ao regresso à normalidade, a organização apela ao cuidado e acredita estarem a pisar um risco enorme.
"No geral, voltámos demasiado cedo à normalidade e acredito que iremos pagar o preço, porque ainda não estão todos vacinados, há a questão das variantes e ainda não imunizámos pessoas suficientes." avisa Mike Ryan, Diretor do programa de emergências em saúde da OMS.
Um estudo feito em Israel no último mês mostra que a vacina da Pfizer é menos eficaz em travar a propagação da variante Delta. Os dados recolhidos sugerem que a vacina é 64% eficaz na prevenção da infeção com a mutação detetada inicialmente na Índia. Ainda assim, a vacina Pfizer mantém uma eficácia acima dos 90% contra doenças graves e hospitalizações, mesmo com a variante Delta.
A Indonésia está a atravessar um dos piores momentos da pandemia, com 30.000 novos casos diários e 500 vítimas. Alguns hospitais na ilha de Java, a mais populosa do país, já tem um taxa de ocupação acima dos 90%.
Veja também:
- Covid.19 Boris Johnson deverá anunciar hoje alívio das restrições em Inglaterra
- Variante Delta está já presente em 98 países. OMS alerta para "um período muito perigoso da pandemia"
- OMS Europa recomenda testes nas escolas para evitar encerramentos em nova vaga da covid-19
- Covid-19. Índia é o terceiro país do mundo a ultrapassar 400 mil mortes
- Covid-19. OMS alerta para o risco de nova vaga em todo o mundo