O Presidente da União das Misericórdias Portuguesas pediu ao governo que promova rastreios serológicos nos lares para testar o nível de imunidade dos utentes e colaboradores.
HÁ MAIS DE MIL IDOSOS EM LARES POR VACINAR
Há mais de mil idosos e dos mil funcionários de lares por vacinar. Estes números são justificados pela existência de surtos de covid-19, uma situação que fez com que os idosos não recebessem a vacina na primeira fase – e pela constante entrada de novos profissionais.
Em unidades de cuidados intensivos estão internadas quase duas centenas de pessoas, muitas que ainda não iniciaram o processo de vacinação ou ainda só tomaram uma dose. Acima dos 80 anos, o risco de ser hospitalizado é quase três vezes menor em quem tem a vacina completa há pelo menos duas semanas.
Só nos lares, entre idosos e funcionários, há 829 infetados. A maior parte está vacinada e apresenta poucos ou nenhuns sintomas.
GOVERNO AVANÇA COM ESTUDO SEROLÓGICO PARA AVALIAR IMUNIDADE DE UTENTES E FUNCIONÁRIOS DE LARES
O Governo vai promover a realização de um estudo serológico a cinco mil funcionários e utentes de lares de idosos, para aumentar o conhecimento científico sobre a duração dos efeitos da vacina nesta população, foi anunciado.
O estudo será conduzido "ainda em agosto" nas regiões do Alentejo e Algarve e terá "participação voluntária", indica comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O objetivo, explica o ministério, é aumentar o conhecimento científico atual sobre a duração dos efeitos da vacina na população idosa, analisando a imunidade nos idosos mais vulneráveis que já foram vacinados, comparando-a com a dos funcionários vacinados na mesma altura.
- Os números da vacinação em Portugal e no Mundo
- Novo medicamento contra a covid-19 revela-se promissor em doentes graves
- Covid-19: Berlim lança iniciativa "noites da vacinação"
- É uma questão de tempo até os jovens entre 12 e 15 anos serem vacinados, diz infecciologista pediátrica
- Covid-19. Marques Mendes diz que reforço da vacina “é inevitável”