Em comparação com agosto do ano passado, a incidência é quase 10 vezes superior. Há um ano, a média de novos casos rondava os 231. Agora, supera os 2.287 casos por dia.
Uma subida que também se verifica nos internamentos, mas em proporção muito inferior. Ainda assim, é mais do dobro: passa de 346 internados em média, em agosto de 2020, para 773 este mês.
Também há mais mortes por covid-19. A média em agosto de 2020 era de três óbitos por dia, agora são em média 13 as mortes diárias.
Estes números são justificados sobretudo pela variante Delta, predominante em Portugal, mas também por um comportamento mais relaxado da população e pelas limitações de eficácia da vacina.
Tiago Correia, especialista em Saúde Pública, considera que se está a chegar a um "momento paradoxal que traz enorme dificuldade de gestão política" de forma a encontrar "um equilíbrio entre as restrições e o regresso à normalidade".
Mais de 73% da população já está vacinada contra a covid-19, mas se a principal arma contra o vírus não parece capaz de baixar mais a incidência, os especialistas acreditam que a decisão tem de ser política.
Veja mais:
- OMS admite que morram mais de 200 mil pessoas na Europa até dezembro
- Professores e funcionários das escolas devem estar no grupo prioritário de vacinação
- “Estamos a um mês, ou talvez menos, de acabar o processo de vacinação”
- Portugal é o quinto melhor país no ranking mundial da vacinação
- Ministra da Saúde diz que Governo está atento ao risco do regresso às aulas