Coronavírus

Máscaras e testagem: já são conhecidas as regras para o novo ano letivo

Canva

Professores, funcionários e alunos vão ser testados nas primeiras semanas.

A Direção Geral da Saúde publicou esta terça-feira as normas para o controlo da transmissão de covid-19 em contexto escolar no novo ano letivo.

Relativamente à utilização de máscara, a DGS apresenta as seguintes regras:

• Qualquer pessoa com 10 ou mais anos e, no caso dos alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico, independentemente da idade, deve utilizar máscara;

• No caso das crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico, a utilização de máscara é fortemente recomendada;

• A utilização de máscara deve ser sempre adaptada à situação clínica, mediante avaliação caso-a-caso pelo médico assistente.

Testagem

Os alunos a partir do 3.º ciclo do ensino básico, professores e funcionários vão ser testados nas primeiras semanas do ano letivo, de "forma a quebrar eventuais cadeias de transmissão", refere a autoridade nacional de saúde.

A testagem irá decorrer em três fases: a Fase 1 corresponderá ao pessoal docente e não docente; a Fase 2 aos alunos do ensino secundário; e a Fase 3 aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

Podem ainda ser realizados testes de acordo com a evolução da situação epidemiológica. Além de medidas individuais, as Autoridades de Saúde podem determinar medidas coletivas, preconizando-se que o encerramento de qualquer estabelecimento só deve ser ponderado em situações de elevado risco.

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros