Foi esta terça-feira atingida a meta de 70% da população adulta da União Europeia totalmente vacinada contra a covid-19.
No total são mais de 250 milhões de adultos vacinados em todo o bloco comunitário. O marco é importante, mas esconde diferenças.
Se olharmos para cada um dos 27 Estados-membros, alguns têm já muito mais do que 70% da população vacinada, mas outros, sobretudo os do leste, estão muito abaixo da meta.
Por isso, o anúncio de Bruxelas veio acompanhado de um apelo: "É preciso que mais europeus sejam rapidamente vacinados. (...) Apelo aos que puderem para que tomem a vacina", disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
A União Europeia removeu seis países da lista segura de viagens e irá passar a haver maior controlo para quem se deslocar, por exemplo, aos Estados Unidos e a Israel.
Foi durante muito tempo o país mais avançado na vacinação. Tem agora 80% dos adultos com o esquema completo, mas acaba de registar o maior número de casos desde o início da pandemia: em 24 horas, quase 11.000 israelitas testaram positivo à covid-19.