Coronavírus

Covid-19. Quase oito mil enfermeiros infetados durante a pandemia

A informação foi avançada pela Ordem dos Enfermeiros.

Uma enfermeira prepara-se para administrar uma dose da vacina contra a covid-19 no Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte, E.P.E, em Lisboa
Uma enfermeira prepara-se para administrar uma dose da vacina contra a covid-19 no Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte, E.P.E, em Lisboa
ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Quase oito mil enfermeiros foram infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19 em Portugal, o que representa cerca de 10% dos profissionais inscritos na Ordem, avançou a organização.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), desde março de 2020 e até julho deste ano, verificaram-se "7.928 casos de infeção destes profissionais de saúde", o equivalente a "cerca de 10% dos enfermeiros registados na OE".

"Fica claro porque é que os enfermeiros precisam de subsídio de risco, algo que ainda não têm", salientou a bastonária Ana Rita Cavaco, citada num comunicado.

De acordo com a mesma fonte, em março a OE "solicitou ao Ministério da Saúde o número de enfermeiros infetados com covid-19 desde o início da pandemia", mas "só agora" recebeu esta informação por parte da Direção-Geral da Saúde.

Segundo dados do Ministério, o Serviço Nacional de Saúde tem cerca de 49 mil enfermeiros.