A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à Rádio Renascença, que até ao final da semana a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai publicar uma atualização às regras de isolamento.
Marta Temido adiantou que haverá uma distinção entre vacinados e não vacinados, que terá em conta as condições de habitação e de saúde de cada pessoa.
"As pessoas, lá por estarem vacinadas, não estão todas nas mesmas condições, não têm todas o mesmo contexo, a mesma situação de saúde, e isso tem de ser ponderado", considera Marta Temido.
A DGS está a "ultimar estas análises técnicas" e "conta publicá-las até ao final desta semana", ou seja até domingo, esclarece a ministra da Saúde.
Na mesma entrevista, Marta Temido, reforça que Portugal já tem mais de 84% da população com a vacinação completa e que "há pessoas que já fizeram a primeira dose de vacina e que não foram à segunda dose", no entanto, admite que "o final de um processo é normalmente mais difícil de fechar do que outras fases do mesmo processo".
"Apelo a todos aqueles que falharam a sua segunda dose e que sejam elegíveis para a sua administração para se vacinarem", pede a ministra da Saúde.
Veja mais sobre a covid-19 em Portugal:
- Covid-19: incidência volta a descer e índice de transmissibilidade regista ligeira subida
- Máscara mantém-se obrigatória em espaços comerciais com mais de 400m2
- Covid-19: alargamento da comparticipação de testes antigénio "não se justifica"
- Estudo dá "novas evidências" de que vacinação contra a covid-19 é segura na amamentação
- Covid-19: Norte, Centro e Alentejo atingem meta de 85% de vacinação completa
- SIC acompanhou vacinação em casa de pessoas acamadas, sem mobilidade ou isoladas