Coronavírus

Álvaro Covões pede regras iguais aos casamentos para os festivais

Os espetáculos com lugares sentados deixam de ter limite de lotação, mas não se sabe como irão funcionar os espetáculos ao vivo com público em pé.

Loading...

Este fim de semana será o primeiro em que os bares e discotecas podem abrir portas. É necessário apresentar o certificado digital à entrada, mas o uso de máscara não é obrigatório. Nos espetáculos culturais deixa de haver limitações de lotação.

As salas de cinema, teatros e concertos voltam a poder estar com todos os lugares sentados ocupados. O que não se sabe ainda é como irão funcionar os espetáculos ao vivo, onde o público está de pé – como é o caso dos festivais.

Álvaro Covões, empresário ligado à produção de festivais, considera que os festivais não podem ter regras diferentes do que os casamentos.

“Muito bem os casamentos estão liberalizados, há regras gerais que têm de ser cumpridas e aquilo que nós, no setor cultural esperamos é que nos apliquem exatamente as mesmas regras.”

Desde a meia-noite desta sexta-feira, as discotecas puderam abrir portas, mas muitas preferiram esperar pelo fim de semana. Com a chegada da terceira fase de desconfinamento, acabam-se os limites de lotação e não é obrigatório usar máscara no interior destes estabelecimentos. No entanto, para entrar, é necessário apresentar certificado digital de vacinação ou teste negativo.

Depois de 18 meses de portas fechadas, as discotecas voltam a abrir portas. Mas a pandemia deixou marcas: estima-se que 60% dos espaços de diversão noturna continuem encerrados.

► Veja mais: