O mês de outubro traz a terceira fase de desconfinamento. Segundo o plano apresentado pelo primeiro-ministro no final de julho, o novo alívio chegaria quando Portugal atingisse 85% de população totalmente vacinada.
Já a prever essa meta, o Conselho de Ministros aprovou, no dia 23 de setembro, um novo conjunto de regras que entram em vigor esta sexta-feira.
Saiba quais as principais mudanças:
► Abrem os bares e as discotecas
Um dos setores que está encerrado há mais tempo vai poder abrir portas novamente. Os bares e discotecas voltam à atividade, mas todos os clientes vão ter de apresentar o certificado digital ou um teste negativo à covid-19 à entrada.
► Acaba o limite máximo de pessoas por grupo nos restaurantes
Sentar-se à mesa com um grupo de amigos ou familiares vai tornar-se mais fácil, uma vez que deixam de estar em vigor os limites de pessoas por mesa – seja no interior dos estabelecimentos, seja nas esplanadas.
► Deixa de ser exigido certificado digital em restaurantes e hotéis e aulas de grupo em ginásios
Até agora, quem ia aos restaurantes entre a tarde de sexta-feira e a noite de domingo tinha de apresentar o certificado digital ou realizar um teste à covid-19. Para ficar alojado num hotel, este procedimento era também exigido na hora de fazer o check-in. Para quem queria fazer uma aula de grupo em ginásios, o documento era essencial.
A partir desta sexta-feira, estes três locais deixam de exigir a apresentação do certificado digital. O documento passa, assim, a ser obrigatório apenas nas viagens por via aérea ou marítima, na visita a lares e estabelecimentos de saúde, nos grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos e na entrada dos bares e discotecas.
► É eliminada a limitação à venda e consumo de álcool
A limitação de horários para a venda de bebidas alcoólicas vai ser levantada com a chegada da terceira fase de desconfinamento.
Além disso, também a proibição de consumo de álcool em espaços ao ar livre e vias públicas – com exceção das esplanadas de restaurantes e similares – vai deixar de estar em vigor. Esta proibição tinha sido aplicada no início da pandemia e tem sido a contraordenação mais vezes aplicada pelas forças de segurança.
► Termina o limite de lotação em casamentos, comércio e espetáculos culturais
As limitações à lotação de casamentos e espetáculos culturais será levantada a partir desta sexta-feira. Também nas lojas e estabelecimentos comerciais, deixa de haver esta restrição.
No entanto, António Costa explicou que nos “grandes eventos culturais” será exigido aos espetadores a apresentação do certificado digital. Além disso, o uso de máscara deve manter-se obrigatório “sempre que não haja distância de dois metros entre pessoas”.
► Chega ao fim a recomendação de teletrabalho
Em agosto, o teletrabalho tinha passado de obrigatório a recomendado. A partir de agora, o Governo retira a recomendação. Além disso, a terceira fase de desconfinamento irá também acabar com a testagem em locais de trabalho que tenham mais de 150 funcionários.
► Mantém-se obrigatório o uso de máscara em determinadas situações
O Conselho de Ministros manteve obrigatório o uso de máscara em transportes públicos, em estruturas residenciais para pessoas idosas, em hospitais, em salas de espetáculo e em eventos de grande superfície.
Também nos transportes públicos – incluindo o transporte aéreo – a máscara continua a ser indispensável.
► Veja mais:
- Covid-19: Portugal passa a situação de alerta a partir de 1 de outubro
- Teste negativo à covid-19 também permite entrada em bares e discotecas
- Consumo de álcool na rua deixa de ser proibido a partir de 1 de outubro
- Governo acaba com recomendação do teletrabalho
- Espetáculos com lotação a 100% e certificado para grandes eventos
- Portugal Continental regressa à situação de alerta um ano depois