Coronavírus

Covid-19: Incidência e transmissibilidade registam tendência decrescente em Portugal

Segundo o relatório da DGS e do INSA, o número de mortes também está a diminuir em todo o país.

Saiba mais...

A intensidade da pandemia em Portugal passou de moderada a reduzida. O número de novos casos de covid-19 apresenta uma tendência decrescente, assim como o número de internados nos cuidados intensivos. Está também a descer o número de mortes associadas à doença.

A incidência de novas infeções está nos 98 casos por 100 mil habitantes, com tendência decrescente a nível nacional. O índice de transmissibilidade desceu para 0,89 em todas as regiões.

Segundo o relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Ricardo Jorge (INSA), entre 1 e 30 de junho os casos de pessoas totalmente vacinadas apresentaram um risco de hospitalização cerca de cinco a dez vezes inferior aos casos não vacinados.

O número de mortes por covid-19 também está a diminuir em todo o país, assim como o número de internados nos cuidados intensivos no continente. O grupo etário dos 60 aos 79 anos é o que regista o maior número de casos de internamento em UCI.

Para o virologista Paulo Paixão, os números devem ser rigorosamente vigiados nos próximos meses e deve ser tida em conta a incerteza em relação à imunidade. O impacto do alívio das medidas restritivas poderá ser avaliado já durante o outono.

► Veja mais: