No Reino Unido, o aumento de novos casos de covid-19 está a preocupar as autoridades. Há sete dias consecutivos que o país regista mais de 40 mil contágios diários e alguns especialistas pedem já o regresso de algumas restrições.
Só na última semana, o número de novos casos subiu 16%, o de mortes 14% e o de internamentos 10%. O Governo britânico garante estar atento, mas afasta hipóteses de um regresso ao confinamento.
“Fizemos um trabalho enorme com a campanha de vacinação para que pudéssemos reabrir a economia. Esse foi o nosso principal foco este ano. (...) O que queremos fazer é gerir a situação tal como está. Não queremos voltar ao confinamento ou a outras restrições”, afirmou o ministro das Empresas britânico.
Plano B de combate à covid-19: o que prevê
Há um mês, o primeiro-ministro apresentou o plano B de combate à covid-19. Um programa que seria acionado caso o aumento de casos colocasse em causa a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde.
Regressariam as máscaras em espaços fechados, o teletrabalho e seria obrigatório apresentar o certificado de vacinação em grandes eventos. A maior organização representativa do SNS britânico diz que está na hora de passar das palavras à ação.
Um plano B que pode vir a ser acionado porque tem havido problemas com o plano A. O programa de vacinação está atrasado, em particular no que respeito à primeira dose para os mais novos e à terceira para os mais velhos.