As autoridades sanitárias do Reino Unido estão atentas a uma nova variante da covid-19. Acreditam que se trata de uma mutação da variante Delta.
Esta variante foi identificada numa altura em que o número de novos casos diários voltou a subir e está em níveis máximos desde julho.
Trata-se de uma sublinhagem que está a expandir-se em Inglaterra. Desde que foi detetada, a 27 de setembro, representa cerca de 6% dos novos casos de infeção.
A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido diz estar atenta à trajetória ascendente, mas sublinha que não vê razões para alarme.
REINO UNIDO EM ALERTA (OUTRA VEZ)
Quase 210 mil alunos ingleses estão em casa devido à pandemia e, destes, metade testaram positivo, depois de a campanha de vacinação dos 12 aos 15 anos não ter tido a adesão esperada.
O aumento de casos entre crianças alimenta receios de que os casos se espalhem aos mais velhos e vulneráveis gerando, com o Inverno, a tempestade perfeita para o Serviço Nacional de Saúde.
A taxa de óbitos por milhão de habitantes no Reino Unido é três vezes superior à registada em França, na Alemanha ou em Itália, sendo superior a 800 mortes nos últimos 7 dias.