Um caso positivo no futebol não obriga ao isolamento de toda a equipa: os jogadores são testados com regularidade e os clubes têm de comunicar os infetados. No entanto, são as autoridades de saúde que decidem que é um contacto de risco.
Cada clube tem o seu plano de contingência, mas, em caso de suspeita de contágio ou identificação de caso positivo, a situação é comunicada às autoridades de saúde. Cabe aos delegados de saúde regionais decidir quem é considerado contacto de risco, quem é testado e quem fica em isolamento.
A Liga Portugal é clara: “A identificação de um caso positivo não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo das equipas. A determinação de isolamento de contactos, a título individual, é de estrita competência da Autoridade de Saúde territorialmente competente.”
Na época passada, o Benfica chegou a ter mais de 30 pessoas infetadas com covid-19 – entre jogadores, equipa técnica e direção – e pediu o adiamento do jogo contra o Nacional. No entanto, foi negado pelo adversário.
Na meia final da Taça da Liga, a equipa de Jorge Jesus já não fez o mesmo quando jogo com o Sporting de Braga, apesar de ter 17 jogadores positivos.
No Sporting – Gil Vicente, em setembro de 2020, as duas equipas tinham jogadores infetados e o jogo foi adiado porque a Autoridade de Saúde Regional do Norte impediu a equipa leonina de viajar.
Um surto no Cova da Piedade, da Liga II, fez o clube faltar ao jogo contra o Estoril, acabando por perder por falta de comparência.
Dizem as leis do futebol que se uma equipa tiver sete jogadores, está em condições de jogar. Também o protocolo da Liga estabelece que todos os jogadores façam teste PCR até 48 horas antes da cada jornada, no caso da Liga I, e a cada duas jornadas, na Liga II. Em caso de surto, os clubes podem pedir adiamento dos jogos.
Esta peça é da autoria da jornalista Carolina Reis.
SAIBA MAIS:
- Belenenses SAD propõe à Liga repetição do jogo com o Benfica
- DGS diz que competia ao Desporto evitar o Belenenses SAD-Benfica
- Belenenses SAD defende que adiamento é da "esfera da responsabilidade da Liga"
- Rúben Amorim considera "uma vergonha" jogo entre Benfica e Belenenses SAD
- Liga avança com participação disciplinar no jogo Belenenses SAD-Benfica
- Imprensa estrangeira destaca "vergonha mundial" entre Belenenses SAD e Benfica