As novas regras entraram em vigor esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, e poucas foram as pessoas que estiveram em bares e discotecas na noite de Lisboa. A testagem é agora obrigatória e alguns estabelecimentos estão a cobrar 10 euros para realizar testes. Segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS), apenas os funcionários têm de usar máscara no interior.
Certificado digital e teste negativo são obrigatórios para entrar nos bares e discotecas. Quem chega sem o teste, pode fazê-lo, em algumas discotecas, mediante o pagamento de 10 euros. Em Lisboa, foram também instalados postos móveis de testagem.
A DGS publicou um documento, poucas horas antes do regresso à situação de calamidade, onde clarifica que apenas os profissionais dos estabelecimentos noturnos são obrigados a usar máscara no interior dos espaços.
Os empresários do setor, um dos mais afetados pela pandemia, ouviram o secretário de Estado do Comércio a prometer apoios. Até agora sabem apenas irão voltar a fechar portas entre 2 e 9 de janeiro.
SAIBA MAIS:
- Covid-19: as novas medidas que entram hoje em vigor
- Certificados digitais indisponíveis? "Problema técnico" já foi resolvido
- Discotecas e bares exigem teste negativo à entrada
- Rui Moreira garante que testagem gratuita está pronta dentro de dois ou três dias
- Lisboa vai ter até ao final da semana quatro centros de testagem junto a locais de animação noturna
- Clientes de bares e discotecas sem obrigação de usar máscara no interior