Coronavírus

Certificados digitais indisponíveis? "Problema técnico" já foi resolvido

A situação na app SNS 24 ainda se encontra "em vias de estabilização", pelo que é recomendado o uso do portal do SNS 24.

Certificados digitais indisponíveis? "Problema técnico" já foi resolvido
Europa Press News

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) "identificaram e resolveram imediatamente o problema técnico reportado" com os certificados digitais da covid-19.

Porém, lê-se no comunicado enviado à redação da SIC Notícias, podem ainda persistir problemas no recurso à aplicação SNS 24, mas que já se encontram "em vias de estabilização". Como alternativa é recomendado o recurso ao portal do SNS 24.

No dia em que voltou a ser obrigatória a apresentação do certificado digital de vacinação em vários locais, nomeadamente nos aeroportos, a plataforma de acesso ao documento registou, pelas 12h00 desta quarta-feira, "dificuldades pontuais" que geraram várias queixas.

De acordo com SPMS e a INCM, esses "constrangimentos foram maioritariamente ultrapassados às 14h00, ficando imediatamente disponível a emissão de certificados digitais COVID da UE via Portal do SNS 24".

Recorde-se que o certificado digital voltou esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados, bem como em estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingos ou similares.

A apresentação do documento que pode ser de vacinação, testagem ou recuperação, tinha sido dispensada no âmbito das últimas medidas de desconfinamento, mas a obrigatoriedade está de regresso perante o agravamento da situação epidemiológica.

Esta quarta-feira, Portugal registou o maior número de casos diários (4.670) desde o dia 6 de fevereiro (6.132), segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita ao número de óbitos, nas últimas 24 horas foram contabilizados mais 17 mortes - seis na região Centro, quatro em Lisboa e Vale do Tejo, três na Madeira, duas no Norte, uma no Alentejo e uma no Algarve.

Saiba mais